Últimas notícias

Melancolia revisitada

Texto: NUNO GALOPIM

Continuando a reeditar peças do passado de Max Richter, a Deutsche Grammophon lança, em vinil, o álbum “Songs From Before”, no qual colaboraram Robert Wyatt e Haruki Murakami.

Foi depois da (frutuosa) colaboração no volume que assinou para a série Re-Composed, reinventando em 2012 as Quatro Estações de Vivaldi, que a Deutsche Grammophon chamou ao seu catálogo – e muito bem o fez – o compositor Max Richter, uma das mais interessantes vozes da música do nosso tempo. A editora tratou então de reunir, em 2014, quatro dos seus discos anteriores, juntando na caixa de 4 CD a que chamou Retrospective todos os seus discos editados a solo que antecederam a experiência com a música de Vivaldi, de fora ficando a obra criada entretanto para o cinema e, da discografia de estúdio, apenas era ignorado Memoryhouse (de 2001), o seu primeiro disco assinado em nome próprio, exclusão que se justificará talvez por esse ser um lançamento da independente Late Junction, ao passo que os restantes títulos editados entre 2004 e 2010 e agora recrutados para o catálogo da Deutsche Grammophon, tinham todos eles nascido entre etiquetas da FatCat.

Depois da retrospetiva que arrumou o passado do músico em nome próprio (ou seja, posterior à sua passagem pelo coletivo Piano Circus), a Deutsche Grammophon passou a acompanhar o seu presente, tendo no ano passado lançado uma primeira seleção de momentos do longo Sleep que, na íntegra, surgiu já este ano (para já apenas numa caixa com 8 CD e um Blu-ray) e, já em 2016, o EP Sleep Remixes. O seu trabalho para cinema e televisão, seja a banda sonora da série The Leftovers, seja a música para Disconnect ou Testament of Youth, continua a sair por outras editoras.

Mas as incursões da Deutsche Grammophon pelo passado de Max Richter não terminaram. E assim, além de ter já assegurado a edição em vinil de Four Seasons Re-Composed e de From Sleep, a editora começou em 2015 a lançar, aos poucos, e também nesse mesmo velho suporte, os títulos reunidos na caixa retrospetiva. E assim, um ano depois de The Blue Notebooks (originalmente editado em 2004, contando com a colaboração de Tilda Swinton), eis que surge nos escaparates, em LP, o belíssimo Songs From Before.

Lançado em 2006, juntando o trabalho de um ensemble de câmara à presença evidente de electrónicas, contando ainda com a voz de Robert Wyatt como narrador entregue a palavras assinadas por Haruki Murakami, Songs From Before é o mais interessante dos quatro títulos do catálogo pré-Vivaldi que a Deutsche Grammophon agora detém. Num tom de invernosa melancolia, juntando ao canto magoado das cordas um sentido cénico auxiliado por electrónicas que não escondem afinidades com a obra ambient de Brian Eno, Songs From Before é, desta etapa inicial da obra de Max Richter, o disco que mais parece saber conciliar todo o conjunto de referências e anseios que então a sua música começava a definir.

Havia já, além da edição original em CD em 2006, uma prensagem em vinil feita em 2009. Este novo lançamento devolve o disco à vida em ambos os formatos (juntando ainda os digitais, para download e streaming), mas usando o grafismo associado a Retrospective, que faz assim deste conjunto de álbuns que estão a ser reeditados uma parte de um corpo comum… E ficamos agora à espera do próximo. Será certamente, mantendo-se a opção de arrumação cronológica, 24
Postcards in Full Color.

“Songs From Before”, de Max Richter, está editado pela Deutsche Grammophon, que entre nós tem representação pela Universal Music Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: